domingo, 25 de abril de 2010

Sugestão pra assistir(3): MARACATU, MARACATUS (1995)

As diferenças culturais entre as várias gerações de integrantes do maracatu rural, ritual afro-indígena que tem suas origens nos engenhos de açúcar de Pernambuco.

Direção: Marcelo Gomes

Assista (clique no titulo)

Sugestão pra assistir (2): ENCONTRO COM MILTON SANTOS (O Mundo Global Visto do Lado de Cá) - (2007)

A partir de uma entrevista concedida por Milton Santos (O Geógrafo), em 4 de janeiro de 2001 é discutida a globalização e seus efeitos nos países e cidades do planeta nos dias atuais.

Direção: Sílvio Tendler

Sugestão pra assistir(1): OS 12 TRABALHOS (2007)

Heracles é um jovem negro, que vive na periferia de São Paulo e que gosta de desenhar. Há 2 meses ele deixou a Febem e agora procura uma ocupação. Por indicação de seu primo Jonas, Heracles passa a trabalhar como motoboy. Em seu período de experiência ele precisa realizar 12 tarefas pela cidade de São Paulo. Para realizá-las Heracles precisa lidar com o preconceito, a burocracia e sua própria falta de malícia no novo serviço.

Direção: Ricardo Elias

sábado, 24 de abril de 2010

A Fantástica Historia do Baobá Africano:

Um dos maiores símbolos da historia da comunidade negra o baobá Africano é uma das plantas mais singulares do mundo. E nenhuma outra árvore consegue revelar de maneira tão singular, a variedade e a magnitude da África do que o maravilhoso baobá, que faz parte da historia do continente negro.
O baobá tem a forma de um barril, em sua copa um emaranhado de galhos produz folhas apenas durante o período de chuva, seu tronco pode apresentar mais de 26 metros de diâmetro e altura que pode atingir mais de 23 metros.
A circunferência do baobá permite que seu tronco funcione como reservatório de água contribuindo então para sua sobrevivência. Quando chove a casca da arvore absorve água como uma esponja, enchendo de água o tronco parcialmente oco. O baobá usa sua água bastante devagar com muita economia, por isso ele cresce bem lentamente e sua vida e muito longa. Alguns duram mais de 5 mil anos.

Antonio Francisco Lisboa, O Aleijadinho

Nascido em Ouro Preto, Minas Gerais, em 1730, e morreu na mesma cidade em 1814 escultor e arquiteto, foi o artista mais importante do Brasil Colonial. Vitima de uma doença mutilante, viu-se obrigado a usar o martelo e o pincel atados as mãos para poder esculpir, em estilo barroco, a maior parte de seus púlpitos, altares portadas, imagens e estatuas, de muitas igrejas de Minas Gerais.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lei 10.639: A Questão Racial na Educação

Você sabia que a partir da publicação desta Lei torna obrigatória a inclusão da história, cultura e contribuição do povo negro na construção da riqueza cultural, econômica e social do Brasil, no currículo escolar em todos os níveis de ensino regular.
Durante todo ano letivo as escolas em todo o Brasil terão que desenvolver atividades com conteúdo programático sobre a historia da África, e seus povos, as lutas dos negros no Brasil, a construção da identidade cultural negra brasileira, o negro como um dos pilares na formação da sociedade nacional e inclusão no calendário escolar o dia 20 de novembro como dia Nacional da Consciência Negra.

Algumas cidades que já estão adequando as atividades na rede escolar a fim do cumprimento da lei:

Belém - PA
Belo Horizonte - MG
Brasilia - DF
Campinas - SP
Campo Grande - MS
Criciúma - SC
Diadema - SP
Porto Alegre - RS
Salvador - BA
São Paulo - SP


Algumas indicações para leitura que irão contribuir para a implementação da Lei 10.639 no dia a dia do aluno e do professor.


1- Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado - Ed Ática 2000).
2- Pretinha eu (Julio Emilio Braz - Ed Scipione 2008)
3- Ifa, o adivinho (Reginaldo Prandi - Ed Cia das letras 2002) .

Grande AXÉ a todos

domingo, 18 de abril de 2010

O que todo cidadão deve saber sobre o Racismo

1- O Racismo é crime de lesa-humanidade e pode dar até três anos de cadeia.
2- A prática do Racismo constitui crime inafiançável sujeito a pena de reclusão nos termos da lei. ( Constituição Federal da Republica Artigo 5º )
3- Serão punidos, na forma desta lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião e etc.


De acordo com a Lei uma pessoa pratica racismo quando:



1- Não dá emprego para uma pessoa por causa da sua cor;
2- Pratica, induz ou incentiva, pelos meios de comunicação, a discriminação ou o preconceito de raça, cor, religião, nacionalidade e etnia.
3- Recusa ou impede freqüência de alunos negros nas escolas, universidades, etc.
4- Impede ou dificulta o casamento ou a convivência familiar ou social;
5- Impede ou recusa a entrada( por preconceito) em restaurantes, hotéis, clubes, casa de diversões, salões de beleza bem como as entradas sociais de edifícios, elevadores e transportes públicos.


O que fazer em caso de discriminação racial:

1- Obter o nome e endereço de testemunhas que tenham presenciado o fato.
2- Acionar a policia e fazer uma ocorrência policial.
3- Procurar entidades que possam dar apoio às vitimas.